Escola Secundária Alexandre Herculano abriu portas totalmente requalificada

Após mais de três anos de obras de reabilitação e modernização, a Escola Secundária Alexandre Herculano abriu novamente as suas portas a toda a comunidade educativa no arranque de mais um ano letivo. O evento contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O primeiro-ministro destacou a importância da parceria entre o Governo, a Câmara Municipal e os fundos comunitários na reabilitação do antigo liceu Alexandre Herculano. “É um bom exemplo de como o trabalho em conjunto é fundamental para transformar o que é necessário nas escolas”, afirmou António Costa.

E garantiu que “a crítica é um elemento importante da vida democrática. É com ela que podemos fazer mais e melhor. E desde que ela traduza uma vontade efetiva de diálogo recíproco e, em conjunto, avançar, é uma demonstração que podemos fazer a diferença que faz a diferença no país”.

O primeiro-ministro salientou, por outro lado, que “o que mais atrofiou o país ao longo de décadas foi o atraso no conhecimento”, mas que há agora razões para acreditar no futuro. “Temos boas razões para olhar para o futuro com confiança porque hoje temos, felizmente, o capital humano que antes não tínhamos”, considerou.

De proposta a concretização – um percurso de sucesso com a marca Socialista.

Durante demasiados anos, este autêntico tesouro patrimonial foi-se degradando. Em 2016, com outros portuenses, Tiago Barbosa Ribeiro lançou o movimento «Não deixamos cair o Alexandre», que reuniu milhares de assinaturas antes do encerramento das instalações em 2017, que não foi definitivo graças ao esforço dos poderes públicos.

Numa parceria muito virtuosa entre o Estado e o Município, bem como de fundos europeus, foi possível investir mais de 14 milhões de euros neste autêntico tesouro patrimonial, que é também uma das joias da nossa escola pública, referência para estudantes surdos e para alunos de territórios educativos de intervenção prioritária que passam a ter condições de excelência.

A “Alexandre Herculano”, localizada na freguesia do Bonfim, será frequentada, neste ano letivo, por mais de 400 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Embora se encontrem reunidas as condições para o normal funcionamento das atividades letivas, o projeto avança agora para uma segunda fase. O Município vai custear, integralmente, os 1,8 milhões de euros de investimento desta fase da obra, que prevê a construção de um campo desportivo coberto e o arranjo das áreas exteriores da escola.

Categories: Cidade, ConcelhiaPublished On: 8 de Outubro, 2023
Partilhe