O Partido Socialista levou à reunião do executivo municipal de dia 19 de abril, uma proposta que prevê o avanço do processo de regulação do Alojamento Local (AL) na cidade do Porto.
A proposta de recomendação entregue pelos vereadores do PS defende “um equilíbrio no direito à cidade” e uma intervenção que permita “reduzir os preços da habitação que continuam a aumentar no Porto”. Os vereadores socialistas citam um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), divulgado na semana passada, e que incide sobre os efeitos da suspensão de novos registos de AL na cidade de Lisboa, em áreas em que a densidade de alojamentos locais era superior a 25%. O estudo “confirma agora que houve uma redução de cerca de 20% no número de transações de casas nas zonas abrangidas, entre o terceiro trimestre de 2019 e o período antes de a medida ter sido implementada, diminuindo os preços de venda em 9%. Esta queda foi ainda mais acentuada nos apartamentos com duas assoalhadas, onde os preços caíram quase 20%”.

Segundo o vereador do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, “o alojamento local não é a única razão para a aceleração dos preços dos imóveis na nossa cidade, mas não podemos ignorar o seu papel na inflação do imobiliário no Porto”.
A proposta mereceu os votos favoráveis de todas as forças políticas, sendo, assim, aprovada por unanimidade.