Feira do Livro do Porto arranca sob o signo de Manuel António Pina.

Rui Lage, escritor, deputado do PS à Assembleia da República eleito pelo círculo do Porto e membro eleito do PS na Assembleia Municipal do Porto, é o comissário da homenagem a Manuel António Pina que marca a edição da Feira do Livro do Porto deste ano.

Rui Lage foi o responsável por programar a miríade de sessões e eventos que evocam a obra e o percurso do Prémio Camões 2011.

A homenagem concentra-se no fim de semana de 26 e 27 de Agosto, arrancando no sábado, às 15h, com a atribuição de uma tília a Manuel António Pina, seguida de uma conferência de Rui Lage, “A Presença do Mistério”, às 16h, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

Nesse fim de semana, mas também noutros dias da Feira, haverá conversas, exposições, passagem de filmes e documentários, intervenções artísticas, espetáculos teatrais e leitura de poemas, incluído uma conferência por Ricardo Araújo Pereira, “RAP dá explicações de MAP”, a 4 de Setembro, e, logo a seguir, o lançamento do Teatro completo de Pina, pela primeira vez reunido num só volume.

O desígnio de Rui Lage, que reeditou recentemente o seu ensaio sobre a obra poética de Pina, foi dar conta das múltiplas facetas do jornalista, poeta, cronista, dramaturgo, ficcionista, cidadão e amigo que nos deixou em 2012 e que, como escreveu numa das suas crónicas, “nasceu-se” no Porto, cidade “desrazoável, intransigente e generosa”.

Entre 25 de agosto e 10 de setembro são mais de uma centena de editoras, livreiros e alfarrabistas que vão ocupar a Avenida das Tílias. A inauguração da exposição “Pina Germano” e a música de Mafalda Veiga são alguns dos destaques do primeiro dia do evento deste ano.

A programação completa, da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, pode ser consultada aqui

Categories: Cidade, ConcelhiaPublished On: 25 de Agosto, 2023
Partilhe